A cidade de Fortaleza, no Nordeste do Brasil, conquistou um lugar de destaque ao ser escolhida como a única capital nordestina a integrar o renomado programa internacional Cities Forward, lançado nos EUA com ICLEI, o Resilient Cities Catalyst e o Instituto das Américas. Com 129 cidades inscritas, Fortaleza e Manaus são as únicas representantes brasileiras entre as 24 cidades selecionadas globalmente.
O programa Cities Forward se dedica a auxiliar cidades da América Latina, Caribe e dos Estados Unidos em suas iniciativas ambientais, econômicas e sociais, fomentando um desenvolvimento sustentável e promovendo o intercâmbio entre cidades parceiras.
Durante os próximos dois anos, as cidades selecionadas serão parte de encontros que incluirão consultorias para projetos e planejamento colaborativo.
Após essa fase, as cidades latino-americanas e caribenhas terão à disposição planos de ação para projetos impactantes e financiáveis, fundamentados em percepções compartilhadas obtidas por meio das colaborações com as cidades dos EUA, especialistas regionais e a equipe do projeto.
Fortaleza estabelecerá uma parceria com o Havaí para o Projeto Conector Verde Urbano, com coordenação Seuma.
O Conector Verde Urbano engloba um sistema polivalente de áreas verdes que abrangerá bairros vulneráveis da cidade. O projeto, ainda em desenvolvimento, busca aumentar a cobertura de vegetação, criando uma ligação entre diversos núcleos de áreas verdes já existentes.
Ademais, o projeto prevê iniciativas como agricultura urbana, restauração de matas ciliares, reabilitação de nascentes e instalação de jardins de chuva, dentre outras soluções fundamentadas na natureza.
O objetivo principal é mitigar os impactos das ilhas de calor e inundações, problemas resultantes de eventos climáticos extremos. De acordo com Luciana Lobo, Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, o projeto almeja fornecer respostas eficazes a essas adversidades.
Joe Biden, durante a 9ª Cúpula das Américas, se comprometeu com o programa Cities Forward. Na ocasião do anúncio das cidades selecionadas, o Departamento de Estado norte-americano destacou o compromisso de trabalhar em estreita colaboração com as cidades participantes.
O sucesso das políticas urbanas e ambientais de Fortaleza tem ganhado reconhecimento internacional nos últimos anos. Em 2022, a prefeitura foi agraciada com o Prêmio Internacional AIPH World Green City Awards, na província de Jeju, na Coreia do Sul, pelo projeto Microparques Urbanos.
O município também recebeu a classificação “A” em liderança climática no Sistema Unificado CDP-Iclei Track, um dos principais mecanismos globais de monitoramento das ações climáticas.
O destaque também foi dado ao Parque Rachel de Queiroz, vencedor do Prêmio Plataforma Archdaily nas categorias de “Melhor Projeto de Urbanismo” e “Obra do Ano”